quarta-feira, 25 de setembro de 2013

1001 Filmes Para Se Ver Antes De Morrer- Juventude Trasnviada


     Os loucos anos 50...

Por Espetacular Nik

   Rebel Without a Cause é um clássico dos anos 50, na verdade um dos poucos filmes que escapam nessa década de filmes de insetos gigantes (Filmes de ficção cientifica que ficaram conhecidos como Big Bugs) e bolhas assassinas. Trás o retrato da rebelde e problemática juventude da época, que experimentava novas tendências, muitas vezes sem medir as consequências.

 
      O filme conta a história do ponto de vista de Jim Stark (James Dean), um rapaz que sempre tem seus rebeldes atos encobertos por seus pais, que acaba se apaixonando pela jovem Judy (Natalie Wood). Mas Judy namora um rapaz agressivo, fazendo com que Jim se envolva numa situação realmente séria.

 
   O filme se esforça em passar o clima da juventude nos anos 50 e o choque de cultura que ocorria entre pais e filhos na época. Os jovens passavam a se rebelar em sua maneira de vestir, pentear e agir, velhos costumes eram quebrados e havia uma maior liberdade. Em contrapartida o filme mostra o lado ruim dessa liberdade que a juventude passa a ganhar nos anos 50. 
   Do ponto de vista técnico o filme é muito bom, as locações contrastam com o modo moderno de agir dos jovens, tudo ainda é muito pacato e simples. O que aumenta a ideia de choque de geração passada de forma elogiável pelo diretor diretor Nicholas Ray (que andou com gangues de Los Angeles durante algumas noites para ter uma base na direção).O roteiro é bem escrito e a história nos é passada de forma limpa e direta, sem muitos rodeios, sem que isso interfira na qualidade do filme.



   As interpretações, infelizmente estão no nível regular. Os atores não passam firmeza em seus papeis, alguns atuam de forma exagerada e outros parecem robôs atuando, de forma bem automática. O destaque vai para Sal Mineo, que interpreta Jonh "Platão"Crawford, sua atuação é bem dosada e ele soube dar vida a seu personagem de maneira menos artificial.
      Concluindo, Juventude Transviada é um bom filme, mostra bem o retrato da juventude de uma época cheia de transformações: o Rock começava a dar seus primeiros passos, a moda mudava, os jovens passavam a ter mais liberdade de se expressar e o choque de gerações entre pais e filhos. Peca na interpretação, mas acerta em seu clima bem construído para que a mensagem seja bem passada, não deixa de ser um clássico e devido sua relevância histórica merece estar na lista dos 1001 Filmes Para Se Ver Antes De Morrer.

Nota-7.5


Gênero: Drama
Direção: Nicholas Ray
Roteiro: Irving Schulman, Nicholas Ray, Stewart Stern
Elenco: Ann Doran, Beverly Long, Clifford Morris, Corey Allen, Dennis Hopper, Edward Platt, Frank Mazzola, Ian Wolfe, Jack Grinnage, Jack Simmons, James Dean, Jim Backus, Marietta Canty, Natalie Wood, Nick Adams, Robert Foulk, Rochelle Hudson, Sal Mineo, Steffi Sidney, Tom Bernard, Virginia Brissac, William Hopper
Produção: David Weisbart
Fotografia: Ernest Haller



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça parte dessa Nerdlution